domingo, 15 de maio de 2011

Bolinhos, bolinhos!

Estou testando receitinhas de cupcakes e sua confeitaria. Tem sido um desafio pra mim, já que sou bem estabanada quando o assunto é fazer arte em bolo, bolinho, coisinhas na cozinha que merecem um formato bonitinho, digno de um artista! Vamos ver se com o tempo, eu melhoro isso. Já comprei ingredientes para testar uma cobertura de cream cheese e buttercream com manteiga. Com a pasta americana levo mais jeito porque ela parece aquelas massinhas pra brincar. E me surpreendi ao ver que gosto da danada. Não é muito do paladar brasileiro. Na aula que tive, de um dia para aprendizagem do básico da arte de fazer cupcakes, o professor disse que já viu muitas pessoas tirarem a pasta americana e comer o bolinho sem a cobertura. Aqui na casa dos meus pais, como todo mundo come até pedra ensopada, a pasta americana foi bem-vinda!!!

Fiz alguns cupcakes com massa vermelhinha o tal Red Velvet e recheio de ganache de chocolate e aí brinquei com a cobertura de pasta americana, as colorindo com corante e enfeitei com confetes e chocolate granulado.

Fiz uma comprinha dos primeiros acessórios para fazer os bolinhos e a pasta americana também comprei pronta, meu único trabalho foi colori-la. Aqui deixo a receita do professor para esses bolinhos vermelhinhos e gostosinhos.

Cupcake Red Velvet

2 1/2 xicara (chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de sal
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo vegetal
2 ovos grandes
1/2 colher (chá) de corante em pasta gel vermelho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (chá) de iogurte natural (mais ou menos 170g - 1 potinho)
1 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de vinagre branco

Pré-aqueça o forno (220°C). Peneire junto a farinha, o cacau e o sal. Reserve. 
Numa batedeira, comece a bater o açúcar com o óleo até tudo se misturar bem. Adicione os ovos um a um, e aguarde até tudo estar bem homogêneo. Junte o corante previamente dissolvido no extrato de baunilha. Adicione a farinha aos poucos aternando com o iogurte. Comece com a farinha e termine com ela. Misture o bicarbonato e o vinagre rapidamente e adiicone à receita. Bata por apenas 10 segundos. Distribua nas forminhas completando até 3/4 delas. Asse por volta de 40 min. ou até espetar com o palito e ele sair limpinho. 

Recheio:
Ganache de chocolate

500g de chocolate (branco, ao leite ou meio amargo)
250g de creme de leite sem soro
1 cálice de licor ou conhaque (opcional)

Em banho-maria aqueça levemente o creme de leite. Pique o chocolate em tiras bem finas e comece a misturar com o creme de leite. Misture bem até todo chocolate se dissolver no creme de leite. Adicione o licor ou conhaque, se desejar. Cuidadosamente faça um buraquinho com uma faca de serrinha nos cupcakes, retire um pouco da massa, coloque o recheio de ganache tampe com a massa. E depois coloque pasta americana colorida como desejar.
Você encontra corantes em pasta gel, extrato de baunilha e pasta americana pronta em casas especializadas. Bom, agora vou para a cozinha testar com o bico de confeiteiro minhas coberturas. Vamos ver se sai alguma coisa. Se sair, posto aqui!

2 comentários:

  1. Oi querida obrigada pela visita no meu blog sem gluten lactose e cacau, vc me perguntou onde faço compras sem gluten em santo amaro o endereço é este Loja Planta e Saúde - Produtos Naturais
    Rua Senador Flaquer, 156 - Próximo ao Largo 13 de Maio - SP
    Tel: (11) 5524-2311
    e-mail: plantaesaude@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, fico agradecida por me passar o contato, só agora entrei no meu blog...tantos anos depois, rs! Agora vou lá na lojinha, ver o que tem de bom. Um grande abraço e fique com Deus! :)

      Excluir