sábado, 7 de maio de 2011

Uma receitinha quase real

Bom, faz um tempinho que não escrevo por aqui. A semana depois da viagem para Cabo Frio foi meio atribulada e senti mesmo muito por não ter tirado foto do prato de peixe dourado que comi num restaurante lá na cidade de Búzios, estava todo enfeitado e bem gostoso com molho de maracujá. Infelizmente, a fome foi maior que a lembrança de guardar uma recordação fotográfica. Fica aqui, então, a paisagem do restaurante, ao menos!



Mudando de assunto, achei uma receita de biscoitos com geleia de framboesa, mas aí vocês podem usar a imaginação e rechear com várias frutas frescas ou não ou outras geleias. Além de lindas, são muito saborosas! A encontrei no site – só não copiei as fotos por causa dos direitos autorais da minha mais recente ídalaZöe François. Olhem lá, são fotos maravilhosas e a receita está no original, pra qualquer gafe que eu tenha cometido aqui na minha tradução simplinha. Além do mais, o site da Zöe tem outras receitas maravilhosas e várias dicas de como fazer, com o que fazer, comprar na Amazon por um preço bom. Vale a pena a visita.

Torta Linzer (de Linz -cidade austríaca, também conhecida como biscoito de geleia em homenagem ao casamento real)
 
84 gramas de avelã

2 / 3 de xícara de açúcar

¾ de xícara de manteiga sem sal

1 ovo

½ colher de chá de baunilha

½ colher de chá de raspas de limão

1 ¾ xícaras de farinha para bolos

¾ colher de chá de canela

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

geleia de framboesa para o recheio

Para fazer a massa Linzer:

Antes de triturar as avelãs esfregue entre os dedos para remover algumas peles, mas não todas. A aparência e sabor da massa fica bem melhor, quando algumas das peles ficam. Em um processador de alimentos, triture as nozes e 1 / 3 de xícara de açúcar até se tornar um pó bem fino. Adicione um pouco mais de açúcar para que a mistura não se torne uma pasta. Reserve.

Em uma tigela junte a farinha, a canela, o bicarbonato e o sal. Reserve

Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar restante até formar um creme, em velocidade média por cerca de 1-2 minutos. Adicione o ovo, baunilha e raspas de limão, bata até incorporar. Adicione a farinha e as nozes e misture delicadamente até incorporar.

Separe a massa em dois discos e embrulhe em plástico. Leve à geladeira por pelo menos uma hora. A massa pode ser congelada por até um mês.

Para assar o mini Linzer Tortes:

Pré-aqueça o forno a 180 ° C, com a grelha no meio do forno.

Use um de 9 polegadas ou 18 Tart Pan panelas mini torta (4 polegadas na parte inferior
 

Amasse metade da massa sobre uma superfície bem enfarinhada e a deixe com 6 milímetros de espessura. Como a massa aquece nesse processo ficará pegajosa, por isso não deixe de usar muita farinha.  Não se preocupe se houver rachaduras, você poderá pressioná-las de volta.) Você pode usar um cortador redondo de 10 centímetros de diâmetro. Ajeite a massa recortada nas forminhas untadas com óleo e farinha de trigo. 

Cubra o fundo da torta com geleia, deixando um espaço ao redor da borda para aderir ao topo da rede. 

Se fizer tortas pequenas, recorte as tiras da redinha com um cortador de biscoito, eles servem muito bem nesse caso. Você pode precisar congelá-los novamente por alguns minutos. Uma vez congelados são fáceis de manuseá-los e colocá-los sobre a geleia na forminha. Pressione as bordas com as pontas dos dedos e, dessa forma, eles vão assar grudadinhos.

Asse por 25-40 minutos, dependendo do tamanho da Torta Linzer. Elas devem dourar por cima. Bom apetite! Rende cerca de 18 tortinhas.

Deixe esfriar em temperatura ambiente e desfrute com chá (em honra ao casal real). Aqui seria um chá preto com leite e adoçado. O tão famoso chá das 5. 

P.S.: Falando no casamento real, gostei muito do que o Jabor comentou no jornal da noite. Não me lembro ao certo, mas era mais ou menos isso, que apesar dos pesares, e por ser real e tal, o casamento tem um significado sim, nos traz um pouco de história, do passado da humanidade e isso, por vezes...sim, nos emociona. Confesso que me emocionei com o coral dos meninos, com a calma deles, com as palavras dos padres. Se foi pão e circo, gostei bastante. O pão estava gostoso e o circo emocionante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário