domingo, 29 de maio de 2011

Fim de semana cozinhando

Este final de semana foi dedicado mesmo aos cupcakes que ainda estou aprendendo a fazer e diversificar. Fiquei feliz com a aquisição de uma batedeira mais potente, que também vai me ajudar muito em outros quitutes. Gostar de cozinhar é bão demais memo!

Na segunda-feira passada eu assei cupcakes de limão siciliano para presentear uma colega da aula de alongamento que fez aniversário, prometi à ela que faria um cupcake mais simples e adaptei uma receita para que os bolinhos se acomodassem bem nas forminhas e não se esparramassem pelo forno e eu nem havia feito a calda de limão que embeleza os bolinhos.

Cupcake de limão siciliano

2 ovos
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de suco de limão siciliano
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
100 g de manteiga temperatura ambiente
1 pote de iogurte natural (180g)
2 colheres de sopa de raspa de limão siciliano
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira do cupcake. Peneire todos os ingredientes secos, exceto o açúcar.
Na batedeira, em velocidade alta, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. Junte os ovos um a um,  batendo bem a cada adição. Junte as raspas e a ess~encia de baunilha. Acrescente o suco de limão e bata bem. Em velocidade baixa adicione a farinha, o fermento e o bicabornato peneirados. Preencha um pouco mais da metade de cada forminha e leve para assar por cerca de 25 minutos. Espete um palito de dente, se sair limpo, o bolinho já estará assado.



Casquinha de limão
1 xícara de glaçúcar peneirado
1/4 de xícara de suco de limão siciliano
4 colheres de sopa de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
semente de papoula para salpicar

Misture o glaçúcar, o suco de limão, a água e a baunilha até formar uma papinha. Se ficar muito líquida adicione mais glaçúcar. Banhe os cupcakes mergulhando o topo no fondant e salpique papoulas por cima. Deixe secar até endurecer a cobertura.

Você pode substituir sem problema o limão siciliano pelo nosso limão normalzinho de cada dia ou o tahiti também, que tem um sabor marcante. De qualquer maneira sempre use o mesmo tipo de limão na receita inteira. Esse bolinho é bem gostoso pra tomar numa tarde fria com um chá bem quentinho.

Aqui vão as fotos do que aprontei hoje aqui na cozinha.

Cupcakes de red velvet com cobertura de cream cheese:
E minicupcakes de chocolate recheados com trufa de chocolate e cupcakes de baunilha com recheio de nozes e cobertura de chocolate:
E fiquei feliz demais com a aquisição da batedeira profissional para começar as minhas aventuras bem responsável no mundo dos bolinhos americanos e também em tantas outras receitas deliciosas e maravilhosas que farei com a máquina. Então mãos na massa e vamos que vamos que a vida não espera!


Agora, pra variar, estou pensando no dia frio e na roupa que tenho de vestir amanhã para o trabalho da semana. Sempre que penso nas roupas do dia seguinte, lembro que o Einstein não pensava nisso, seu armário tinha a mesma roupa para todos os dias, nada de perder tempo da inteligência com coisas desse tipo. Como não sou gênia, tampouco vaidosa, penso um pouco na roupa quentinha de um dia frio...vamos lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário